segunda-feira, 24 de agosto de 2009

8ª QUESTÂO WEBGINCANA


Como se desenvolveu a pintura românica e quais são os seus temas e suas características?

11 comentários:

  1. Uma das principais características da pintura românica é a deformação. O artista interpretava de modo místico a realidade e retratava seus sentimentos ... Os temas dessa iluminuras são ainda orientais e religiosos. A escultura românica desenvolve-se nos relevos de pórticos e arcadas com uma exuberância.

    Nome: Cvarlos Rafael, Cleidinilson, Joeric

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  2. A Arte Românica desenvolveu-se entre os séculos XI e XIII, caracterizando a grande influência da Igreja Católica, determinado a produção cultural .
    ALUNAS CARMEM CELENILCE LEILIANE LINDAILDE
    TURMA201

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  3. A PINTURA ROMANICA DE TODO E UM NOVO INOVADOR DESENVOLVIMENTO NAS ARTES, POIS INSPIROU- SE NAS BASES DA PINURA PALEOCRISTÃ, CAROLINGIA E ANTONIANA, NO MOSAICO PARIENTAL DE TRADIÇÃO HELENISTICO- ROMANA E BIZANTINO E AINDA NA PINTURA DE LIVROS SAGRADOS (CÓDIGOS) E INCONES. POSSUIA UMA TEMATICA RELIGIOSA, CUJOS PRINCIPAIS TEMAS E LIGADO A CRISTO E SUAS CARACTERISTICAS SÃO AS PINTURAS PARIETAL, MURAL OU DE GRANDE DIMENSÕES E TAMBÉM PEQUENAS PINTURAS OU PINTURAS DE PEQUENAS DIMENSÕES, CONSTITUIDAS POR MINIATURAS E ILUMINURAS.
    CQC 201

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  4. Devemos a maior parte de nosso conhecimento sobre a pintura da Roma Antiga a uma tragédia natural. Quando o vulcão Vesúvio entrou em erupção no ano 79 d.C. soterrou duas prósperas cidades, Pompéia e Herculano. A massa da população pereceu, mas as edificações foram parcialmente preservadas sob as cinzas e a lava endurecida, e com elas suas pinturas murais decorativas. A partir do estudo desse acervo remanescente, que é na verdade apenas uma fração mínima da pintura produzida em todo o território romano, se pôde formar um panorama bastante sugestivo da rica e diversificada vida artística da Roma de fins da República ao início do Império, e nos faz lamentar a ausência de testemunhos mais significativos e abundantes dos períodos anterior e posterior, e de outras regiões.
    os panicos 201

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  5. É chamada de arte carolíngea a arte românica que data do período dominado pelo Imperador Carlos Magno. Este reinado teve um notável desenvolvimento cultural; nas oficinas de arte de sua corte os artistas redescobriram a cultura e a arte greco-romana (também germânicos, sírios, bizantinos e outros) que foi fator decisivo para posteriormente criarem um novo estilo, o românico, usado principalmente nas construções de igrejas e mosteiros. Se constitui num aglomerado de elementos diversos: romanos, germânicos, gregos, sírios, bizantinos e outros.
    os panicos 201

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  6. - As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorismo ... A figura de Cristo, por exemplo, é sempre maior do que as outras que o cercamA pintura românica desenvolveu-se sobretudo nas grandes decorações murais, através da técnica do afresco, que originalmente era uma técnica de pintar sobre a parede úmida.
    as panteras
    turma;203

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  7. Desenvolveu-se das naves das igrejas românicas eram decoradas com pinturas murais com cores intensas e perfeitamente harmonizadas com a arquitetura. Seus desenhos iam das formas da antiga pintura romana aos ícones bizantinos, ocupando naves e absides.Os temas mais freqüentes abordavam cenas retiradas do Antigo e do Novo Testamento e da vida de santos e mártires, repletas de sugestões de exemplos edificantes.
    202=cdf`s

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  8. Hockeman turma:200
    A pintura do românico não teve um desenvolvimento súbito e revolucionário, tal como aconteceu na arquitectura românica. Ela seguiu a tradição pictural, sobretudo nas iluminuras de manuscritos (como o do Evageliário de Corbie) e praticou-se, sobretudo, em duas modalidades:

    Pintura de grandes dimensões, utilizada na decoração de interiores, principalmente nas igrejas;
    Pequena pintura, para ornamento e ilustração em livros: iluminuras.
    Existiu nas seguintes formas:

    frescos
    retábulos
    mosaicos
    A temática dominante é a religiosa, tal como na escultura. É a narração de feitos bíblicos e religiosos como a vida de Cristo. As técnicas formais e estilísticas empregues variam consoante as regiões. Isto deve-se ao ensino do artista nas escolas ou oficinas em que mestres de gerações diferentes ensinavam a arte.

    A diversidade formal e técnica da pintura do românico é identificada por:

    a prevalência do desenho;
    a falta de rigor anatômico nas figuras, representadas com proporções disformes e deformadas com tendência para a geometrização dos corpos;
    as posições demasiado desarticuladas;
    as cores aplicadas a cheio, ou seja, planas e sem sombreados ou outros efeitos;
    os cenários são abstractos e sem grande importância e cuidado, normalmente são lisos ou inexistentes;
    as composições são geometricamente complexas e desorganizadas;
    as cenas dispostas da esquerda para a direita, de cima para baixo e ajustadas, por vezes separadas por frisos com motivos geométricos e naturalistas.

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  9. Angelo
    A pintura Românica teve pequena expressão. Em alguns casos, as cúpulas das igrejas possuíam pinturas murais de desenho cujos temas mais freqüentes abordavam cenas retiradas do Antigo e do Novo Testamento e da vida de santos e mártires, repletas de sugestões de exemplos edificantes.

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  10. Leticia n:16,Chayanne n:7,Luciana n:17,Robnílson n:23,Allan n:3 turma:202
    A pintura românica desenvolveu-se,sobretudo,nas grandes decoraçoes murais,atravéisda técnica do afresco,que originalmente era uma técnica de pintar sobre aparede úmida.Seus temas eram histórias bíblicas.A característica era a defornação eo colorismo.

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  11. ELIETE N:11 CARLIENEN:?GEISIANE N:13 DEUSDETH N:29 RAYANE N:21 THAIS N:27.DANIELLE N?
    A Pintura romanica desenvolveu -se sobre tudo nas grandes decoraçoes murais atraves da tecnica do afresco q originalmente era uma tecnica de pintar sobre as paredes umidas os motivos usados pelos pintores eram da naturezas religiosa.Ramanica pintura romana não deixou de exercer uma influência significativa na evolução da pintura ocidental. Segundo autores antigos, cabe a um pintor romano, Studius, o início no ocidente da importantíssima tradição de pintura de paisagem, que continua prestigiada até agora. A iconografia cristã nasceu de modelos formais cultivados na Roma Antiga. Durante o Renascimento, foi descoberta a ruína de um rico palácio romano, a Domus Aurea, construída por Nero, que possuía uma original decoração em afrescos. Artistas da época, como Ghirlandaio e Rafael, ficaram imediatamente fascinados com o que viram, e iniciaram uma moda de decoração de interiores baseada naquele exemplo que se espalhou por toda Europa. Novamente a pintura romana voltou à cena quando se iniciaram as escavações em Pompéia no século XVIII, influenciando o estilo decorativo.

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